Pareceu dar tudo certo dessa vez. Tive 10 óvulos fertilizados e 5 blastocistos! Nossa, que alegria!!!
Eu sabia que o problema havia sido o menopur e que eu poderia ainda produzir óvulos de boa qualidade.
Para evitar ainda mais sofrimento e ter o risco de não dar certo ou de acontecer um aborto, para aumentar as chances de tudo dar certo, resolvemos, junto com o médico, fazer o CGH – a biópsia do embrião para detectar eventuais anormalidades dos embriões e, então, implantaríamos os perfeitos, com taxas altíssimas de implantação.
Pois não é que aconteceu o contrário e hoje me arrependo de fazer essa biopsia. Explicarei: Dos cinco blastocistos, 3 não estavam aptos e, nos outros dois, houve ausência de DNA e o exame não pôde ser realizado. Pois é... nunca tinha ouvido falar nesse resultado. Fiquei MUITO chateada. Meus embriões foram congelados, pois não era possível esperar mais e uma nova tentativa do exame seria feita no próximo ciclo, quando então eu faria a transferência em seguida. Quando eles foram descongelados, uma nova biopsia foi feita e apenas um estava perfeito. Era um menino. Fiz a transferência do meu embrião perfeito biopsiado duas vezes.
O dia da transferência foi horrível... Bebi muita água, pois disseram que o médico tinha que ter uma boa visão do útero para colocar os embriões no lugar certinho e, para isso, a bexiga tinha que estar cheia. Além de beber muita água, acho que o nervoso me deu mais vontade de ir ao banheiro. No momento da transferência, embora o médico tenha tentado me distrair, não consegui relaxar, pois até dor estava sentindo de tanta vontade de fazer xixi. Fiquei segurando por muito tempo e não aguentei esperar mais 20 minutos após a transferência, pois estava contraindo muito o útero. Foi então que me trouxeram a comadre e eu aliviei só um pouco minha aflição, pois minha barriga estava tão cheia que a vontade era de ficar fazendo xixi por muito tempo.
Quando voltamos para casa, não estava aguentando de vontade de ir ao banheiro e passei um nervoso inacreditável. Chorei muito! Foi horrível... muito pior que a coleta. Não tenho dúvida que na próxima transferência não tomarei tanta água e que farei com anestesia.
Quando a biopsia, nunca mais quero fazer... além da possibilidade de ela dizer que um embrião bom possui algum tipo de anomalia, é um procedimento invasivo, que pode sim prejudicar o embrião... ainda mais quando feita duas vezes!
Tive algumas dores bem fortes e acreditamos que tivéssemos conseguido. Porém, mais uma vez, infelizmente não deu certo. A explicação? Não se sabe se foi a biopsia, o nervoso, tudo junto... a verdade é que ainda não era a hora certa.
Este é meu diário abordando as dificuldades que tive para engravidar, com inseminação artificial, FIV - fertilização in vitro, reprodução assistida, tratamento de fertilidade, e toda a carga psicológica a que estive sujeita durante esse período. Compartilho o relato até a data do meu positivo e estou à disposição para ajudar no que eu puder, seja com palavras, seja com os procedimentos que eu fiz e deram certo, seja com indicações.
Cegonha
